Adial e Confederação Empresarial da CPLP estabelecem parceria para a expansão económica
A Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) e a Confederação Empresarial dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) estão a formalizar uma parceria estratégica com o objetivo de promover o intercâmbio comercial e a internacionalização das empresas associadas. O acordo, cuja assinatura está prevista para os próximos meses, visa reforçar as relações empresariais entre o Brasil e os países da CPLP, que reúne nove nações, seis das quais localizadas no continente africano.
Esta iniciativa pretende ampliar as oportunidades de negócio, impulsionando investimentos, parcerias público-privadas e a partilha de boas práticas nos setores industrial e agropecuário. A CE-CPLP destaca-se pelo seu papel na captação de investimentos e no incentivo ao setor privado, enquanto a Adial representa um dos polos industriais mais relevantes do Brasil.
O presidente executivo da Adial, Edwal Portilho (Tchequinho), sublinha o potencial industrial do Estado de Goiás, onde a associação congrega mais de 100 indústrias, proporcionando 327 mil empregos diretos e 1,2 milhões de empregos indiretos, com um volume de negócios superior a 6 mil milhões de euros “Queremos que o mundo conheça melhor a região do Cerrado e explore as oportunidades de negócios que o Estado oferece.”, afirma.
De acordo com projeções das Nações Unidas, a população africana duplicará nos próximos 20 anos, expandindo consideravelmente o mercado consumidor. “A parceria permitirá levar infraestrutura, conhecimento e tecnologia a esses países, promovendo o desenvolvimento socioeconómico de forma sustentável”, explica a presidente da CE-CPLP, Nelma Fernandes.
Outro aspeto relevante desta colaboração é o acesso direto aos mercados, sem necessidade de intermediários, facilitando a entrada de empresas goianas em regiões estratégicas, como a Zona Industrial da Guiné Equatorial. A participação em feiras internacionais, como a Feira de Macau, também integra as estratégias para fortalecer a presença das indústrias goianas no cenário global.
Com incentivos fiscais e garantias de segurança jurídica, os investimentos poderão ser potencializados, trazendo benefícios às empresas que pretendem expandir-se além-fronteiras. A Adial e a CE-CPLP estão a estruturar ações concretas para impulsionar os setores produtivos, reforçando a competitividade da indústria brasileira nos mercados internacionais.
O encontro
A comissão da CE-CPLP visitou a sede da Adial, em Goiânia, na passada quarta-feira, 12 de março. Durante o encontro, foi reafirmado o compromisso de formalizar a parceria nos próximos meses. A reunião contou com a presença de vários líderes empresariais, entre as quais Nelma Fernandes, Presidente da Confederação Empresarial da CE-CPLP; Juliana Costa Gonçalves, representante da CE-CPLP no Brasil e Berta Montalvão, Vice presidente da Comissão Executiva da CE-CPLP.