Guiné Equatorial prepara-se para acolher reunião económica da CPLP com reforço do diálogo institucional e empresarial

Guiné Equatorial prepara-se para acolher reunião económica da CPLP com reforço do diálogo institucional e empresarial
A Guiné Equatorial foi palco, entre 1 e 4 de abril, de uma visita oficial do secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa. O encontro com as autoridades locais teve como foco o aprofundamento da cooperação económica no espaço lusófono e a preparação de uma reunião dedicada a esta temática, a realizar-se ainda antes da próxima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.
Durante a visita, Zacarias da Costa reuniu-se com a presidente do Senado, Teresa Efua Asangono, com o vice-presidente da Câmara dos Deputados e com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Simeón Oyono Esono Angue. Em cima da mesa estiveram as possibilidades de intensificar a colaboração multilateral no seio da CPLP e de envolver os ministros da área económica, comercial e financeira dos Estados-membros numa iniciativa conjunta.
Esta dinâmica ganha particular significado ao considerar que, desde 2014, a Guiné Equatorial é um dos nove Estados-membros da CPLP. O país demonstra vontade em reforçar a sua participação ativa, nomeadamente através da organização de iniciativas que promovam o diálogo económico entre os governos e demais agentes estratégicos da comunidade.
Espera-se que este encontro venha a traduzir-se em propostas concretas para o desenvolvimento económico conjunto dos países lusófonos, reforçando o papel da CPLP enquanto plataforma de cooperação com impacto direto nos cidadãos e nas empresas.

INSIGHTS

Deveres do Associado

Ser um Associado da CE-CPLP implica o cumprimento de certos deveres, conheça
alguns deles aqui:

  •  Contribuir para a divulgação, bom nome e desenvolvimento da CE-CPLP;
  • Participar de forma ativa e interessada na implementação dos objetivos
    da CE-CPLP;
  • Comparecer às reuniões da Assembleia Geral ou outras para que seja
    convocado(a);
  • Efetuar pontualmente o pagamento da Joia das Quotizações.